MP-PI quer que prefeita seja proibida de sacar dinheiro e emitir cheques da prefeitura

saolourenco

Por causa de cheques da Prefeitura usados de maneira suspeita pelo próprio pai, a prefeita do município de São Lourenço do Piauí, Michelle de Oliveira Cruz, é alvo de uma Ação Civil Pública Inibitória movida pelo Ministério Público do Piauí para que o Banco do Brasil não permita saques em espécie, nem seja fornecido nenhum cheque para movimentar as contas da Prefeitura. O município fica localizado a 530 km de Teresina.

A ação foi movida pelo promotor de Justiça em São Raimundo Nonato, Marcelo de Jesus Monteiro Araújo. De acordo com o  promotor, em outro Inquérito Civil para apurar a emissão ilegal de cheques da Prefeitura, o ex-prefeito e pai da atual prefeita, Manoel Ildemar (conhecido como Mazim), é investigado por usar cheques da Prefeitura de São Lourenço para fins pessoais e fazer pagamentos de R$ 7.950,00 e outro de R$ 5.500,00 na empresa Pará Madeiras, em São Raimundo. O caso aconteceu em 2010, foi denunciado ao MP e segue sob investigação. Na denúncia, o autor informou que o material comprado teria sido usado no Parque de Vaquejada do ex-prefeito.

Confira aqui os cheques:  ↓

Agora, nessa nova ação, o objetivo do Ministério Público é proibir que o Banco do Brasil, através da agência de São Raimundo Nonato acabe contribuindo com essa prática ilegal. Se a decisão for acatada, até o gerente Banco do Brasil será alertado.

“Em regra, os recursos públicos só devem sair da conta bancária diretamente aos credores, para pagamento das despesas com pessoal e dos fornecedores, até porque, enquanto o dinheiro permanece no banco o município não corre riscos de ser assaltado e ainda aufere rendimentos decorrentes de aplicações financeiras”, justifica o promotor Marcelo Monteiro.

Na ação, o promotor pede que a Justiça determine que todos os pagamentos e operações da Prefeitura de São Lourenço sejam efetuadas através de Ordens Bancárias, pelo sistema on-line do Banco, sem que cheques do dinheiro público acabem sendo usado para fins pessoais.

saolourencopedidomp

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s