STJ decide, pela 2ª vez, que Assis Carvalho deve ser investigado por desvio no SUS

assisforatemer

HABEAS CORPUS NEGADO – O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antônio Saldanha Palheiro, negou o Habeas Corpus impetrado pela defesa do deputado federal Assis Carvalho que pretendia barrar uma investigação aberta no Ministério Público Federal e na Polícia Federal para apurar o suposto desvio de verbas no Sistema Único de Saúde, no período em que comandou a Secretaria Estadual de Saúde.

A defesa do ex-secretário de Saúde alegava que a Justiça Federal não tinha competência para julgar o caso, mesmo que as verbas tivessem origem federal. Pretendia, ainda, anular todo o procedimento administrativo criminal iniciado pelo Ministério Público Federal por meio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, também sob o argumento de falta de competência desses órgãos para investigar o caso. Para a defesa do deputado, a competência seria do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil.

Toda a documentação foi encaminhada pelo MPF para apuração na  Polícia Federal. Porém, a abertura de inquérito depende de autorização do Supremo Tribunal Federal, já que Assis Carvalho tem foro privilegiado por ser deputado federal.

Para o ministro (STJ) Antônio Palheiro, Assis Carvalho apenas repetiu o mesmo pedido já negado em outro HC em 2009, quando o caso também foi levado e negado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Ante o exposto, diante da constatação de que o presente remédio constitucional é mera reiteração do HC n. 112.617/DF, dele não conheço”, decidiu o ministro.

HABEAS CORPUS NEGADO EM 2009

HABEAS CORPUS NEGADO EM MAIO/2017

O STJ e o STF entenderam que, por se tratar de recursos do SUS, há interesse da União, ou seja, a competência para fiscalizar os recursos é do Tribunal de Contas da União e da investigação é do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

 

 

1 comentário

  1. Que não seja somente a secretária de saúde, mas a Agespisa, Detran, e em todos os lugares que ele passou, pois tenho quase que certeza que irão encontrar muita coisa ruim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s