usarnasmaterias3

CIRO NOGUEIRA – O Portal G1, da Rede Globo, publicou matéria sobre projetos do senador Ciro Nogueira(PP-PI) e de outros políticos que buscam a punição para quem divulgar notícias falsas, as “fake news”.

Para especialistas ouvidos pelo G1, os projetos ferem a liberdade de expressão e seriam inconstitucionais, pois já existem mecanismos jurídicos que punem a divulgação de tais informações, não sendo necessárias novas leis para isso.

Para especialistas, os políticos querem considerar “fake news” até mesmo aquilo o que 90% das pessoas discordam, ou seja, para muita gente será considerada notícia falsa simplesmente uma informação com opinião diferente da sua, o que é um perigo para a liberdade de expressão e de informação.

Para o especialista Carter Batista, “é natural que parlamentares queiram criminalizar a divulgação de notícias, uma vez que os agentes políticos se “sentem prejudicados pelas notícias que são críticas a eles”.

O QUE DIZ CIRO NOGUEIRA AO G1:

Ao justificar sua proposta, o senador Ciro Nogueira afirma que a divulgação das “fake news” é “conduta cada vez mais comum em nosso país”, por isso, deve ser punida.

“Tais notícias deseducam e desinformam a sociedade em assuntos como saúde, segurança pública, economia nacional e política, servindo, frequentemente, como instrumento de manipulação da opinião popular”, opina Ciro Nogueira.