
O juiz Leonardo Tavares Saraiva, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, revogou nesta sexta-feira (21/08) a prisão do jornalista Tony Trindade. O apresentador da Band Piauí estava preso deste terça-feira (18).
A Polícia Federal pediu a prisão e Tony Trindade sob a acusação de que o jornalista teria compartilhado informações sigilosas de uma outra operação da Polícia Federal, a Operação Delivery, que apura desvio de recursos públicos na Prefeitura de União, onde o jornalista presta serviços de assessoria na gestão do prefeito, Dr. Paulo Henrique (PSD).
Para o delegado da PF, Alan Reis, Tony Trindade teria contribuído para que os investigados se antecipassem às ações da Polícia Federal, prejudicando o trabalho policial. Segundo o delegado, provas foram destruídas e celulares foram descartados e os depoimentos de investigados eram muito semelhantes.
Para o juiz federal Leonardo Saraiva, nesse momento, não se justifica mais a prisão do apresentador. “Não estão presentes os pressupostos legais para a manutenção da prisão preventiva (art. 312 do CPP), inexistindo elementos que indiquem risco à ordem pública, à instrução processual ou à persecução penal, de forma que a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão constitui alternativa suficiente para preservar o fundamento da prisão preventiva e garantir o prosseguimento do processo criminal”, diz um trecho da decisão.
OAB-PI DIZ QUE HOUVE EXCESSO – O Portal 180graus informou que a Comissão de Liberdade de Impressa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, já discutiu o caso e vai divulgar uma nota criticando o que considera como “excessos” na prisão do jornalista Tony Trindade. (LEIA AQUI)